Laudos Técnicos

Num ambiente de regulação dinâmica que, cada vez mais, exige um profundo conhecimento do setor energético, o consumidor pode e deve exercer seus direitos junto às Distribuidoras de Energia Elétrica e demais instituições que compõem o setor elétrico brasileiro. Com atendimento a nível nacional, assessoramos empresas de todos os portes e segmentos, criando valor e fortalecendo os negócios de seus clientes.

Laudos Técnicos:

Um laudo técnico é um documento que contém o relato de um Perito (Engenheiro) e ou Técnico que é designado especialmente para avaliar uma determinada situação, geralmente, dependendo da Classificação e Objeto, ele será composto por um formulário e regras próprias para elaboração do mesmo, inclusive por necessidade de se informar o resultado a um determinado Órgão ou Conselho fiscalizador.

Laudo de ICMS na Fatura de Energia:

Através da emissão do Laudo Técnico de ICMS pode-se definir a real utilização de energia elétrica gasta no processo produtivo.

Por meio de levantamento, medições e análises das cargas elétricas produtivas e não produtivas podemos destacar o percentual de crédito do ICMS para cada Cliente (CNPJ - INDÚSTRIA e Lucro Presumido).

Estabelecimentos como Industrias, Supermercados, Padarias, Panificadoras, Açougues, Frigoríficos e outras empresas que possuem Atividade de Industrialização, onde se torna indispensável o uso de energia elétrica para o funcionamento, pode receber de volta, até 97% do ICMS pago na conta de energia elétrica durante os últimos 5 anos.

Para a recuperação do ICMS pago é necessário providenciar um laudo determinando o consumo de energia elétrica gasto, no processo produtivo da empresa relacionando todos os equipamentos elétricos instalados (cargas elétricas do processo produtivo) e outros.

Trata-se de um investimento atrativo que gera benefícios a curto prazo.

Laudo de SPDA – “Para Raio”

O Laudo do SPDA é um “relatório” das inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico e do sistema de para-raios, segundo a norma NBR 5419.

São realizadas inspeções dos sub sistemas do SPDA, verificando as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto, a conformidade com a norma, o estado das malhas, dos captores, descidas, etc, além das medições de resistência de terra em diversos pontos e de continuidade das malhas e cabos de equipotencialização.

O objetivo deste de um Laudo é fornecer informações referentes as atuais condições da instalação do SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Para-raios), para efeito de atendimento as prescrições da NBR 5419/2005 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Considerações Importantes quanto ao funcionamento de um SPDA:

A descarga elétrica atmosférica (raio) é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação as suas características elétricas (intensidade de corrente, tempo de duração), com em relação aos efeitos destruidores, decorrentes de sua incidência sobre as edificações.

Laudo das Instalações Elétricas:

O Laudo das Instalações é um parecer do profissional perito ou auditor competente com a conclusão da perícia, onde são informadas, de forma sucinta e clara, as análises conclusivas referentes às instalações ou construções executadas ou existentes, das prestadoras de serviços técnicos, se atendem ou não às normas e legislações vigentes.

O Laudo é o documento que certifica ou atesta a veracidade das instalações elétricas da empresa. Informa que as instalações atendem a NR-10 e os procedimentos técnicos de segurança estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, a outras normas da ABNT e de Gestão vigentes, aplicáveis ao uso de energia elétrica, sua segurança e concepção em projeto.

A certificação é a expressão clara da conformidade das instalações elétricas da empresa, documento este, elaborado por um perito recomendado pela empresa. Entende-se também, que as certificações são obrigatórias, e servirão para outros itens como: equipamentos, ferramentais, EPI’s, EPC’s e atividades de riscos específicos.

Laudo de Termografia:

Através de imagens térmicas, podemos facilmente localizar sobreaquecimentos em conexões, cabos, barramentos, transformadores, motores e outros equipamentos o que nos dá um seguro indicativo de defeitos e permitindo assim eliminar potenciais problemas que poderiam vir a se tornar mais sérios.

É importante perceber que as reproduções de imagens térmicas mostram, na verdade, a quantidade de energia infravermelha emitida, transmitida e refletida por determinado objeto. Em virtude disso, a determinação exata da temperatura de determinado objeto requer também a avaliação do ambiente (temperatura, humidade do ar) além da análise do material do qual é feito o objeto em questão.

Principais Vantagens da Termografia:

  • Possibilita a análise visual de imagens com suas respectivas temperaturas;
  • Determinação de problemas iminentes em sistemas elétricos e mecânicos;
  • Possibilita a análise em áreas de difícil acesso ou de alto risco;
  • É um método de teste não destrutivo, pois não há contado direto com o sistema medido;
  • Não é necessário alto nível de iluminação no local para a tomada de imagens.